sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Checklist

                      

A contagem regressiva começou. Além da emoção pela proximidade da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a lista de preparativos parece cada vez maior e o tempo cada vez menor.
A JMJ acontecerá em Madri entre os dias 16 e 21 de agosto, mas muitos peregrinos já em­barcarão na próxima semana para participar da Pré-Jornada nas dioceses espanholas.
Preparamos esta semana alguns lembretes para quem irá viajar. Faça você mesmo a sua checklist. Ao longo desses dias que antecedem a viagem anote tudo o que lembrar que está faltando. Isso será fundamental às vésperas do embarque. Confira as dicas, entre nos sites da JMJ Brasil e Madri, converse com quem já esteve em outras jornadas, partilhe informações com o seu grupo e prepare a mala e o coração rumo a Madri.
                                                
                          1) Faça cópias da sua docu­mentação. Leve uma com você em um local diferente de onde estarão os originais e deixe uma cópia em casa. Tire xerox ou escaneie as passagens, confirmação de inscri­ção, passaporte e tudo mais que lembrar.
2) Os itens pessoais como do­cumentos, dinheiro (lógico), itens eletrônicos e objetos pessoais devem ser levados na bagagem de mão. Coloque um conjunto de rou­pas para uma troca, para um caso de necessidade (extravio de mala, etc). Verifique a legislação quanto ao transporte de líquidos que podem ser levados no voo.
3) Chegue cedo ao aeropor­to. Para os voos internacionais a recomendação é de três horas de antecedência. Pode até parecer tempo perdido, mas estar entre os primeiros a fazer o checkin pode salvar você de várias situações indesejadas.
4) Verifique o peso e quantas malas são permitidas pela compa­nhia aérea, para não correr o risco de ser cobrado por excesso de bagagem.
5) Leve pequenas lembranças do Brasil como pins e bandeiras para trocar durante a Jornada. É uma das partes mais divertidas. Você voltará para casa recheado de lembranças de outros países.
6) Anote o endereço do con­sulado e um número de operadora para ligar a cobrar de onde você estiver para o seu país de origem. Conserve sempre com você também o endereço de seu alojamento e o contato de alguém responsável pelo grupo.
7) Verifique se seu pacote inclui seguro de viagem, com cobertura para despesas médicas. Isso é fundamental. Não esqueça também de se vacinar aqui no Brasil contra o sarampo.
8) Viaje com roupas confor­táveis, mas não use bermudas, chinelos, etc. A boa apresentação conta muito na hora da imigração.
9) Leve filtro solar (o verão na Europa também é muito quente), óculos de sol, chapéu e roupa de praia, porque em muitos lugares não há banheiros individuais.
10) No caso de uso de medicação que necessite de receita médica leve a prescrição do médico com a indicação para o uso. Monte tam­bém seu kit ‘farmacinha’ básico com analgésicos, antialérgicos, antiácidos, etc.
11) Para quem usa lente de contato, procure levar daqui um par adicional, mesmo que a sua de uso normal não seja descartável.
12) Isso é muito importante: du­rante a viagem, especialmente no aeroporto, não carregue nenhum tipo de material que não pertença a você. Também não tome conta de nenhum pacote ou mala de outra pessoa. Na hora de viajar, cada um é responsável por seus pertences. Da mesma forma, não deixe nada seu com ninguém.
13) Não esqueça a carta de cre­denciamento que certifica a parti­cipação na JMJ. Entre em contato com o responsável por seu grupo ou no caso de inscrição individual com a diocese. Segundo a organi­zação da Jornada, este documento é obrigatório e tem que estar entre aqueles que você irá apresentar na imigração. Confira toda a documen­tação necessária antes da partida.
                                 
                                  Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário